quinta-feira, 8 de julho de 2010

Um livro de miss?

Toda miss fala que é seu livro de cabeceira. Será que é apenas isso?
Saint Exupery e a aviação, veja no final da matéria


O Pequeno Príncipe - Hoshi no Ojisama Puchi Puransu - The Adv. of Little Prince - Parte 1






O Pequeno Príncipe foi um desenho animado japonês (anime) baseado no livro "The Little Prince" de Antoine de Saint-Exupéry, produzido pelo estúdio de animação Alshurq Aladna Company e Knack Productions, dirigido por Kôji Yamazaki e Takeyuki Kanda, através dos produtores Hiromichi Shigegaki e Hiroshi Hashioka.


O anime foi apresentado originalmente no Japão, pela TV Asahi, entre 04 de julho de 1978 a 27 de marli de 1979, num total de 35 episódios e no Brasil exibida através do SBT na década de 80. O espetáculo também foi re-editado para o inglês e apresentado nos Estados Unidos, com o título de “The Adventures of the Little Prince”, em 1982, pela Nickelodeon, num total de 26 episódios, dos 39 originais.


Segundo a “The Anime Encyclopedia” de Jonathan Clements e Helen McCarthy, somente os primeiros 35 episódios foram exibidos pela televisão no Japão e o restante quatro episódios, denominadas de “perdidas”, somente apareceram quando foram lançadas em vídeo.


O anime narra o dia-a-dia de um pequeno príncipe que mora sozinho num pequeno asteróide chamado B612, onde a única coisa que tem para fazer é limpar os mini-vulcões e regar a única flor, desse minúsculo lugar e a rosa por sua vez,  também adorava conversar e ficar na companhia do principezinho, até que um certo dia, com o auxílio de um pássaro chamado Swift e de seus companheiros, o príncipe resolve sair para conhecer outros planetas.


Depois de conhecer várias delas, o príncipe resolver vir aqui para Terra, pois ele ouvira dizer que as pessoas eram amáveis e gentis e por isso podia fazer muitos amigos. Aqui na Terra o príncipe passa a viver uma série de aventuras cheias de ternura e encantamento. 


Também participa das brincadeiras com as crianças, a conhecer e ajudar os problemas das pessoas. Ao final, depois de muito tempo fora e com saudades do seu pequeno asteróide, o Pequeno Príncipe, pega uma carona na cauda de um cometa e retorna ao seu doce lar.


O livro “The Little Prince”, também conhecido no Brasil como O Pequeno Príncipe é um livro de Antoine de Saint-Exupéry publicado em 1943, contendo cerca de 93 páginas, nos Estados Unidos, na época que o autor morava exilado naquele país. 


O livro se tornou um grande sucesso e tem sido traduzido para mais de 180 idiomas e vendido mais de 80 milhões de cópias, tornando um recordista de vendas de todos os tempos. Embora o livro seja aparentemente um conto infantil, O Pequeno Príncipe mostra diversas e profundas observações de idealismo sobre a vida e a natureza humana. 


As obras de Saint-Exupéry se caracterizam por alguns elementos com a aviação e a guerra. A obra O Pequeno Príncipe pode parecer simples, porém é recheada de simbolismos: o rei, o contador, o geógrafo, a raposa, a rosa, o adulto solitário e a serpente, entre outros.


No livro, o Pequeno Príncipe morava solitário num planeta do tamanho de uma pequena casa, contendo três vulcões, dois ativos e um extinto. Tinha também uma rosa, de grande formosura que o deixava orgulhoso, mas foi o próprio orgulho da rosa que o acabou com a sua tranqüilidade de seu pequeno mundo e que o levou a começar um viagem que o trouxe finalmente à Terra, onde encontrou diversos personagens, que o fizeram repensar sobre a importância da vida.


O romance mostra uma profunda mudança de valores e sugere ao leitor o quão equivocado possam ser os nossos julgamentos e como eles podem nos levar à solidão. O livro propõe uma grande reflexão sobre a maneira como nós nos tornamos adultos, na maioria das vezes, mais preocupado com o dia-a-dia, e esquecendo a criança que um dia fomos e que também somos.


Segundo diversos autores, Saint-Exupéry escreveu o livro inspirado em sua própria experiência no Sahara, quando em 30 de dezembro de 1935, ele e seu navegador André Prévot caíram no Deserto do Sahara na Líbia, quando estavam tentando quebrar o recorde de travessia entre Paris a Saigon e assim ganhar um prêmio equivalente a 150.000 francos.


Antoine de Saint-Exupéry nasceu como Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry no dia 29 de junho de 1900, em Lyon, na França, sendo o terceiro filho do conde Jean Saint-Exupéry e da condessa Marie Foscolombe e desde a infância foi um apaixonado pela mecânica.


Em 1921 inicia seu serviço militar no 2º Regimento de Aviação de Estrasburgo, depois de ser reprovado no ingresso para a Escola Naval. Nesse mesmo ano, Antoine recebe o seu brevê de piloto civil e no ano seguinte já era um piloto militar brevetado, com o posto de subtenente da reserva. Quatro anos mais tarde, em 1926 é admitido na Sociedade Latécoère de Aviação e começa sua carreira como piloto de linha, voando entre Toulouse, Casablanca e Dacar.


Alem de um excelente piloto também se destacou como um grande ilustrador e escritor, e em vida escreveu importantes livros, entre 1926 a 1944. Durante uma missão de reconhecimento durante a Segunda Guerra Mundial sobre o Genoble e Annecy, Saint-Exupéry foi abatido e morto no dia 31 de julho de 1944. Recentemente, o alemão Horst Rippert assumiu a autoria dos tiros responsáveis pela queda do avião e disse ter lamentado a morte de Saint-Exupéry.


Saint-Exupéry recebeu homenagens póstumas com as maiores honras do exército e mais recentemente em 2004, os destroços de seu avião foi encontrado a poucos quilômetros da costa da Marselha, mas seu corpo jamais foi encontrado.


Quer ver o filme O PEQUENO PRINCIPE  no Youtube? Alguém se deu ao trabalho de postá-lo em nove capítulos e estão linkados em http://bravotata.blogspot.com/2011/01/o-pequeno-principe.html


Leia mais, veja todas as postagens deste blog, 
        Avião Paulistinha P56 

clique em 


ou copie/cole o link acima no seu navegador

Nenhum comentário:

Postar um comentário