sexta-feira, 7 de maio de 2010

BELO PAULISTINHA NA CASA FRANÇA BRASIL


Do blog Destaknews: Acervo curioso

Apresentada entre os dias 16 de outubro e 18 de novembro de 2009 na Casa França-Brasil, que fica no Centro do Rio de Janeiro, a mostra reúne um acervo para lá de curioso, prato cheio para os amantes de antiguidades e designers apaixonados por peças retrô. Os objetos pertencem a museus, empresas e colecionadores e foram amealhados para a exposição, com apoio da Confederação Nacional da Indústria, do Sesi, do Senai e da V & M do Brasil e realizada pelo Sistema Firjan - cujas atividades se iniciaram em outubro de 1827, com a abertura da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional (Sain).
Divulgação
Um bem cuidado exemplar do avião paulistinha, sucesso na década de 40. (Foto: Divulgação)
A idéia é que, ao percorrer os 12 módulos da exposição, os visitantes entrem no túnel do tempo ao se depararem com cenas brasileiras pintadas em telas pelo alemão Johann Moritz Rugendas e pelo francês Jean Baptiste Debret; com indumentárias de várias décadas, entre elas um par de sapatos de 1862; e até um avião de 1940, o paulistinha, que obteve um relativo sucesso vendendo quase 800 unidades. Também fazem parte do acervo um braço robotizado de linha de montagem automobilística e uma maquete do submarino robô, criados já nos anos 2000.

Aquele maquinário pesado que lançou os fundamentos das engenhocas tecnólogicas de hoje, como os computadores portáteis e os MP3 Players, também foram escalados para a exposição. O público verá um aparelho de gramofone, que maravilhou as famílias ao possibilitar a audição musical na sala de casa, e teares elétricos, que modificaram para sempre a maneira de fabricar roupas, tecidos e - por que não dizer? - a própria moda.
fONTE: CÓPIA NA ÍNTEGRA DE: http://destaknews.blogspot.com/2007_10_12_archive.html


Postagens do blog http://paulistinhap56.blogspot.com/2011/03/todas-postagens-2011.html

22/03/2011 - nota -  Há poucos dias tomei conhecimento de uma história legal a respeito desse avião, através de email  recebido da pioneira Comandante Lucy Lupia que me relatou sobre o último voo desse avião rumo ào museu onde está até hoje,  breve em novo post!





Em breve!   =================================================================             
 INDÚSTRIA DE AERONAVES AEROSSUR LTDA.
=================================================================



Postagens do blog http://paulistinhap56.blogspot.com/2011/03/todas-postagens-2011.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário